domingo, 17 de janeiro de 2010

JUSTIÇA X VERDADE: UM ABISMO

Quando se ingressa na faculdade de Direito aprendemos, logo no 1º ano, que o Direito é um conjunto de regras destinadas ao bom convívio social através da pacificação dos conflitos existentes entre seus integrantes.
Aprende-se também que o Estado nada é que uma entidade fictícia que brota da própria sociedade e com esta tem um pacto, chamado por Rosseau, de "pacto social" onde os indivíduos desta sociedade em acordo criam um sociedade e só então um Estado (contrato), tendo este de respeitar os direitos daqueles!!!
Este Estado para poder pacificar a sociedade possui um braço, chamado Justiça, o qual julga os conflitos tutelando quem de direito.
Ocorre que o Estado não é onipresente e a vida em sociedade é composta de muitas facetas; sendo estas inatingíveis pelo julgador criando-se um enorme abismo entre a sociedade e a justiça!!
Daí termos decisões de conflitos, muitas vezes, incompriensíveis aos olhos da própria sociedade!!
Certa vez, um doutrinador em Direito, escreveu em um de seus livros que a verdade é uma porta em que se consegue atravessar-se apenas com meio corpo!!!
Outras palavras, ele quis dizer que jamais uma decisão judicial estará apoiada totalmente na verdade dos fatos!!
Exemplo claro disso é o avanço da ciência criando novas oportunidades de provas antes inexistentes (Ex: DNA)!!
Pensem, por exemplo, quantas pessoas podem ter sido condenadas a pagar alimentos indevidamente por uma decisão baseada somente em testemunhas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião aqui - obrigado!!