Atualmente, muito se fala a respeito do aquecimento global, apontando-se a emissão de monóxido de carbono como o principal responsável pelas mudanças climáticas ocorridas no planeta; dentre elas: derretimento das calotas polares fazendo elevar o nível médio dos mares e inundando as faixas litorâneas dos continentes.
Será que é isso mesmo?
Parece-me que há uma forte vertente política em toda essa história!!
Ora, diminuição na emissão de gases implica diretamente em redução do crescimento econômico.
Alguns diriam: "mas, haverá redução do crescimento nos países desenvolvidos também, sendo assim, o que eles ganham com isso?"
Concordo, entretanto, ainda assim é de interesse dos países desenvolvidos, comandados pelos EUA, em uma grande diminuição das emissões de gases nos países em desenvolvimento; pois, levando-se em consideração que suas economias (dos países desenvolvidos) são extremamente mais consolidadas que a dos países em desenvolvimento, suportariam a este decréscimo no ritmo de crescimento com grande facilidade ao contrário dos países em desevolvimento.
Além disso, as metas de diminuição de gases almejadas requerem investimentos vultosos; recursos estes que os países menos favorecidos não possuem!!
Daí a necessidade de se criar um fundo internacional voltado para isso com o intuito de financiar a referida redução em países menos favorecidos!!
Ocorre que os países "ricos", dentre eles os EUA, resistem à idéia de colaboração com este fundo!!
Em suma, os países "ricos" querem a diminuição das emissões de gases, mas não contribuem financeiramente para isso!!
Clique abaixo e assista a entrevista do renomado metereologista Luiz Carlos Molion a respeito do tema!!