Analisando-se a história do Brasil, desde o seu "descobrimento" em 1500 até os dias atuais; percebemos que desde o início e em diversas oportunidades históricas (fim do Pacto Colonial, proclamação da Independência e da República), o povo brasileiro não esteve presente ativamente, à exceção de algumas revoltas de caráter isolado.
Esta ausência histórica em reivindicar seus interesses, acabou por gerar uma completa despolitização da população brasileira, o que repercute em todas os setores da sociedade.
Desde épocas passadas, a elite brasileira sempre se manteve no poder à custa de desmandos que beneficiavam somente as camadas mais altas da sociedade em detrimento da população em geral.
Prova disso, foi nossa Independência conseguida sem se disparar um único tiro, somente com conchavos que visavam beneficiar a elite aristocrática, a qual tinha interesse de ampliar seu mercado consumidor.
E a nossa República, que nada mais foi que um contra-golpe da aristocracia da época em relação à abolição da escratura que ocorrera um ano antes!!
Este cenário somente será alterado somente com a mudança de mentalidade baseada na educação, o que implicará em maior consciência ao votar em nossos representantes.
Infelizmente, este é um processo longo, devendo ser estabelecido como meta por vários governos em sequência!!
Será que há interesse das autoridades para tanto??
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua opinião aqui - obrigado!!